Logitech - A logística do futuro

e-Carreto - LogTech - Startup - Logistica - Logistic - Transporte - Frete - Carreto


Simplificando, o termo LogiTech combina as palavras Logística e Tecnologia. Mas é mais do que a mera combinação dessas duas indústrias sugere.

A LogiTech representa um setor industrial emergente que se esforça para melhorar e interromper os serviços de logística tradicionais por meio do uso da tecnologia. O surgimento de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Gêmeos Digitais e Automação Robótica de Processos ampliou drasticamente as possibilidades de inovações logísticas que permitem processos mais enxutos e transparentes. Mais importante ainda, essas tecnologias abrem novas possibilidades para empreendimentos lucrativos impulsionados por modelos de negócios prontos para uso ou grande potencial de economia de custos.

Enquanto outras indústrias de serviços tradicionais, como finanças e saúde, já possuem setores de tecnologia bem desenvolvidos, a logística está um pouco atrasada. No entanto, dados os processos altamente manuais, modelos de negócios tradicionais com muitos ativos e cadeias de valor fragmentadas com várias partes interessadas, o potencial de interrupção por meio da tecnologia é enorme.

Devido à natureza disruptiva desse setor emergente, as empresas LogiTech podem ser encontradas principalmente no setor de startups. Um estudo recente da McKinsey descobriu que as startups LogiTech mais bem-sucedidas podem ser encontradas principalmente em duas verticais: logística de última milha ( last-mile delivery ) e mercado de agenciamento de cargas. Isso ilustra como é difícil para pessoas de fora observarem questões logísticas profundamente enraizadas. Para obter uma compreensão sólida das oportunidades de disrupção digital ao longo de toda a cadeia de suprimentos, é necessário obter uma visão profunda dos processos que ocorrem dentro dos armazéns e na estrada. Portanto, o setor LogiTech é propenso à cooperação entre startups e players logísticos estabelecidos. A LogiTech abrange todas as verticais de logística: do planejamento ao encaminhamento, alfândega, armazenamento, atendimento, distribuição e muito mais.

Á medida que novos casos de uso para tecnologias emergentes se tornam viáveis, as verticais da indústria ao longo de toda a cadeia de suprimentos ficarão sujeitas à disrupção digital. No entanto, para liberar todo o potencial da LogiTech, as parcerias de startups históricas devem crescer em importância.


Cenário de tecnologia de logística


O panorama das tecnologias é amplo e entrelaçado em seu desenvolvimento e aplicação. A seguir, exemplos da LogiTech que nos permitem resolver novos desafios ao longo da cadeia de suprimentos, bem como uma breve visão geral das empresas que já exploram suas vantagens. As fontes diferem quando essas tecnologias serão totalmente introduzidas no mercado, devido também ao desenvolvimento de tecnologias de infraestrutura, como 5G ou comunicação em nuvem. No entanto, seu potencial deve florescer nos próximos 1-5 anos, devido aos recentes desenvolvimentos exponenciais.


Análise de Big Data


A análise de big data é o primeiro passo para superar os silos de dados em todo o ecossistema logístico. A partir de agora, visa disponibilizar esses dados multifacetados para análises preditivas e avançadas. A startupDatumize, por exemplo, utiliza Big Data Analytics para gerar e integrar dados em operações de warehouse.


Realidade Aumentada e Virtual


A Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (VR) possibilitam experimentar e trabalhar em ambientes digitais para aprimorar fluxos e processos de materiais logísticos e ter todas as informações no momento certo no lugar certo (ou seja, Google Glass AR).


Digital Twins


O uso de Digital Twins descreve a criação de modelos 3D digitais precisos de um objeto físico, ou seja, para planejamento de cenários em hubs logísticos, criação de redes virtuais de entrega, bem como coleta e visualização de dados de produtos e embalagens de embarques. A Cognition Factory usa a tecnologia para manipulação preditiva de materiais e automação de armazéns.


Visibilidade da Cadeia de Suprimentos (SCV)


A visibilidade da cadeia de suprimentos é uma solução para rastrear e monitorar a demanda e a oferta ao longo da cadeia de suprimentos, aproveitando dados sobre condições externas (clima, estrada ou tráfego) ou operações internas (inventário, capacidade do veículo etc.) habilitadas pela tecnologia de sensores IoT. A startupEtheclo utiliza essa tecnologia para monitoramento da cadeia de frio.


Inteligência Artificial (IA)


Inteligência Artificial é um termo abrangente para dar a máquinas e sistemas a capacidade de aprender e agir por meio de insights orientados por dados. Você pode encontrar casos de IA nas seguintes funções: recursos preditivos (planejamento de demanda, previsão de capacidade), otimização de planejamento de rotas, também software.


e-Carreto


Uma plataforma completa que integra cadeia de transportadores a empresas e consumidores através de tecnologia de ponta. Com funções em real-time atendem empresas do setor logístico de todos os tamanhos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Recepção Online
Pressione Enter para enviar a mensagem. finalizar
Pedidos online para restaurantes Aumentar vendas e pedidos em restaurantes Aplicativo de delivery para restaurantes Site para fotógrafo Vender fotos online loja online criação de site plataforma de ecommerce Facebook Ads / Instagram Ads